quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Entrevistando coleguinhas UFRJtenses !

          Entrevistamos 3 pessoas da UFRJ, com exceção de alunos e professores, fazendo perguntas sobre lazer:


Nome; Idade, sexo; Ocupação; estado civil; filhos.

1. O que é lazer pra você?
2. Qual é o seu tempo para o lazer durante a semana?
3. Quais são as suas atividades de lazer?

          Depois disso, percebe-se que lazer é algo sem receita, não tem um só significado. Para uns, lazer é relaxar, descansar, não fazer nada depois de um dia desgastante e estressante. Já outros entendem lazer como uma maneira de se fazer tudo aquilo que gosta, sair, jogar futebol, ir ao cinema. E ainda existem aqueles que estando em qualquer lugar, contanto que com a família, já se sente realizando seu lazer.


          Graças a Deus, isso de lazer ser coisa de gente preguiçosa que não trabalha, desapareceu! Até por que é quase um preconceito né.
          Uma pessoa que pratica seu lazer, não importanto a modalidade, sempre que pode, pode reduzir suas chances de adoecer, pode prevenir o estresse, a depressão, a morbidade, exercita a mente, etc.


          Em outra aula, fizemos essa entrevista sobre o lazer junto de condições de trabalho, mas desta vez com uma pessoa e fora da UFRJ, e as perguntas também eram novas.

Nome; Idade; Estado Civil; Dependentes; Profissão.

1. Há quanto tempo está na profissão?
2. Como escolheu esta profissão
3. Qual o tempo diário e semanal de envolvimento com o trabalho?
4. Quais são as dificuldades e facilidades da profissão?
5. Você acha que a sua atividade profissional tem impacto sobre a sua saúde? se sim, quais?
6. De que forma você compensa esses impactos?
7. O seu trabalho é prazeroso para você? é indiferente? ou você realiza por que é uma necessidade?
8. Qual a rotina do seu trabalho?
9. Você acha que o seu ambiente de trabalho colabora para melhor realização do mesmo? se sim, se não porque?
10. O que é lazer para você?
11. Você tem tempo para o lazer?
12. Quanto tempo você tem de lazer durante a semana?
13. Quais são as suas atividades de lazer?

  • Ambiente: Som
                    Cheiro
                    Espaço
                    Luz
                    Ventilação
                    Recursos
                    Relações interpessoais.


          Nesse dia lemos as entrevistas e discutimos sobre como melhorar todo o conjunto de trabalho dessas pessoas. E muitas delas tinham uma carga de trabalho bem grande e compensava só ficando em casa, vendo tv e dormindo. O que não é muito legal. O lazer deve proporcionar o bem-estar físico, mental e emocional. Claro, ficar em casa sem fazer nada é uma maravilha (xD), mas nada se compara a pegar um solzinho na rua, conversar com os amigos (nada de facebook, msn, não vale o.ó), jogar um futebolzinho, um voleizinho, e até mesmo simplesmente andar por aí ;)
          Assim sendo, o que nos resta agora, é torcer para que tudo necessário para se ter uma vida satisfatória, seja bem planejado e estruturado, afinal de contas, infelizmente, sobre o regime público, nós (futuros)profissionais da saúde não podemos fazer muito. Resto que o estado nos ajude a proporcionar o bem-estar que é direito de todos nós, certo? =]


Um comentário:

  1. Oi querida! Te aconselho a retirar a expressão "coleguinhas" da UFRJ. O trabalho parece que não foi serio, qdo você se utiliza de uma expressão destas. Bem, acredito 2que teu blog poderia ter mais reflexão, comentário e outros elementos para qualificar os temas. Senti falta da postagems dos teus trabalhos, a ficha de leitura, e a analise das atividades. Vá lá, ainda é tempo de se animar!! Você é uma aluna presente, aproveite o espaço do blog para criar. bjos patricia

    ResponderExcluir