terça-feira, 28 de junho de 2011

Luta Anti-Manicomial/ Saúde Mental .

Nessa aula, aprendemos sobre os avanços ocorridos na forma de tratamento na psiquiatria e sobre o movimento antimanicomial que conseguiu grandes mudanças no campo da saúde mental junto a criação dos metodos substitutivos.
1) Centros de Atenção Psicossociais
2) Hospital Dia
3) Oficinas de geração de renda                             
4) Pensão protegida
5) Residência Assistida

Além disso, falamos sobre a importância do Terapeuta Ocupacional na otimização da vida produtiva de um paciente, que antes era reduzida a no máximo o trabalho de limpeza do próprio manicômio. A expressividade passa a ser bem explorada no intuito de haver um extravasamento de sentimentos através da arte, escrita, escultura.




           


Claudinho Gomes

É um símbolo de como o  poder da arte e da luta antimanicomial promoveram uma melhoria de vida aos pacientes psiquiátricos.
“Claudinho, que saiu em camisa de força de Arambaré, quando voltou, anos depois, já como artista, foi na condição de convidado da Prefeitura, para pintar sua criação num muro central. Saiu marginalizado e voltou como cidadão honorário”, relatou Fátima Fischer. “Pode-se dizer que virou um símbolo do poder da arte e da luta antimanicomial de promover a inclusão social dos portadores de sofrimento mental”, concluiu.
Claudinho é o exemplo vivo de que realmente loucos somos ''nós'' né, afinal, viver como se fosse um encosto pra tudo e pra todos não era uma boa maneira de otimizar a vida de ninguém em nenhuma cinscunstância.


Nenhum comentário:

Postar um comentário