Fazer as máscaras em sala de aula foi curioso e assustador. Imaginar seu rosto coberto por gaze não é muito legal, você imagina várias coisas. Se você vai surtar, se vai conseguir respirar, como deve ser a sensação. Mas no final, todos acabaram gostando da atividade.
Quando você está fazendo em alguém, o que passa na cabeça é fazer muito bem feito, afinal, não só o ''artista'' é você como é o rosto do outro que está sendo retratado. Porém, não é preciso pensar apenas na beleza estética, na verdade, o objetivo realmente não é esse, outras coisas são mais importantes, como usar da criatividade sem pensar duas vezes no que resultará isso tudo até por que, arte não é só beleza, é significado ou simples abstração.
Foi na semana seguinte que a atividade ficou tensa! Todos iriam pintar por fora da máscara o que achavámos que os outros pensam sobre nós e na parte de dentro o que realmente somos. A partir daí, a atividade foi ficando cada vez mais difícil, ''expor nada além da verdade''. Falar sobre esse tipo de coisa para os amigos, ok, mas falar para pessoas que não se tem intimidade é complicado, mas apesar disso as coisas foram indo e todos terminaram bem suas tarefas do inicio ao fim. Uma boa coisa, é que apesar da tensão, todos descobriram um pouco mais sobre o outro e foram ao mesmo tempo formulando ou reformulando certas idéias.
Um auto descobrimento também também foi um dos pontos. As pessoas puderam perceber partes de si que não necessariamente são bem aproveitadas ou que talvez esteja sendo levada à sério demais.
A experiência se torna mais bem aceita, quando se percebe que as pessoas certas estão ali te olhando como se agradecessem por você ser assim.
Essa atividade com as máscaras é ótima para aprender à como lidar com outras pessoas, se utilizando da proximidade e da necessidade de comunicação. Comunicação essa extremamente necessária à qualquer tipo de relacionamento, desde o relacionamento entre o profissional e o requerente ou entre pessoas no dia-a-dia.
Minha máscara foi feita pelo Geraldo =)
E eu fiz a máscara dele =D
Analise de Material
1- Título: Máscaras
2- Materiais: Gaze gessada, Vaselina liquida, Pincel, Tinta guache e Tesoura
Equipamentos: Carteira (cadeira e mesa acopladas)
3- Análise do Material
Tesoura Tinta guache
b) Dimensão Pequeno Pequeno
c) Mobilidade Portátil Portátil
d) Textura Fina Fina
e) Resistência Forte Frágil
f) Cheiro Fraco Médio
g) Custo Médio Baixo
h) Adaptação Sim Não
i) Reaproveitamento Sim Sim
Pincel Vaselina
a) Peso: Leve Leve
b) Dimensão Pequeno Pequeno
c) Mobilidade Portátil Portátil
d) Textura Fina Fina
e) Resistência Forte Frágil
f) Cheiro Fraco Fraco
g) Custo Médio Baixo
h) Adaptação Sim Não
i) Reaproveitamento Sim Sim
Gaze
a) Peso: Leve
b) Dimensão Pequeno
c) Mobilidade Portátil
d) Textura Fina
e) Resistência Frágil
f) Cheiro Fraco
g) Custo Médio
h) Adaptação Não
i) Reaproveitamento Sim
4- Análise do Equipamento
Carteira
a) Peso Pesada
b) Dimensão Grande
c) Mobilidade Portátil
d) Custo Médio
5- Procedimento
a) Tempo de Execução 6 horas
b) Espaço Requerido Grande
c) Etapas 4
d) Descrição das Etapas: 1ª – Preparo dos materiais
2ª – Confecção das máscaras
3ª – Pintura das máscaras
4ª – Apresentação individual e em grupo
A. Físicos:
a) Amplitude Grande
b) Força Média
c) Distribuição dos movimentos Bilateral
d) Dominância Mista
e) Postura Variável
B. Psicofísicos:
a) Coordenação Motora Fina
b) Temperatura do Material Normal
c) Textura do material Liso
d) Olfativo Sim
e) Gustativo Não
f) Auditivo Sim
g) Visual: Figura-Fundo Sim
C. Psíquicos:
a) Atenção e Concentração Muita
b) Interesse Intrínseco e Extrínseco
c) Raciocínio Lógico
d) Memória Imediata
e) Imaginação Muita
f) Flexibilidade Muita
g) Iniciativa Muita
D. Sociais:
Nenhum comentário:
Postar um comentário